quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Cursos Projeto Família Aprendiz


Crianças especiais


Crianças especiais

São crianças que, se tornam especiais pela grande luta e vitória alcançada para estar entre nós, e muitas dessas crianças sofreram desde o início de sua geração. Mas, o que elas querem e precisam é de carinho, atenção, cuidado e comunicação.

Você já ouviu a história de alguma criança especial, procurou saber como ele(a) se senti, se vive bem, se é feliz, o que pretende quando crescer... essas coisas que geralmente perguntamos a uma criança “normal”. Elas têm grandes histórias baseadas em fatos reais.

Você já ouviu uma criança falar de seus pais, de como vivem e qual sua ligação com eles?
São especiais por quererem mais e precisam de mais cuidado, apresentação de uma sociedade que o respeite e acredite no potencial que ele tenha ou venha adquirir.

Afinal, aprendemos com o tempo e vivência social, e eles também têm direito a isto, só que com um cuidado maior.

Educar é um grande dom, e este dom se torna ainda mais importante quando se trata de crianças especiais.

Tempo Integral





"Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras.
Ser criança é comer algodão doce e se lambuzar.
Ser criança é acreditar num mundo cor de rosa, cheio de pipocas.
É ser inesquecivelmente feliz com muito pouco.
É se tornar gigante diante de gigantescos pequenos obstáculos.
Ser criança é fazer amigos antes mesmo de saber o nome deles.
É conseguir perdoar muito mais fácil do que brigar.
Ser criança é ter o dia mais feliz da vida, todos os dias.
Ser criança é estar de mãos dadas com a vida na melhor das intenções.
É acreditar no momento presente com tudo o que oferece, é aceitar o novo e desejar o máximo. Ser criança é chorar sem saber porque.
Ser criança é estar em constante estágio de aprendizado, é querer buscar e descobrir verdades sem a armadura da dúvida.
Ser criança é olhar e não ver o perigo.
Ser criança é ter um riso franco esparramado pelo rosto, mesmo em dia de chuva, é adorar deitar na grama, ver figuras nas nuvens e criar histórias.
Ser criança é colar o nariz na vidraça e espiar o dia lá fora.
Ser criança é acreditar, esperar, confiar.
E é ter coragem de não ter medo.
Ser criança é querer ser feliz.
Ser criança é saber embrulhar desapontamentos e abrir caixinhas de surpresas.
Ser criança é sorrir e fazer sorrir.
Ser criança é ter sempre uma pergunta na ponta da língua e querer muito todas as respostas. Ser criança é misturar sorvete com televisão, computador com cheiro de flor, passarinho com goma de mascar, lágrimas com sorrisos.
Ser criança é habitar no país da fantasia, viver rodeado de personagens imaginários, gostar de quem olha no olho e fala baixo.
Ser criança é pedir com os olhos.
Ser criança é gostar de sentar na janela e detestar a hora de ir para a cama.
Ser criança é cantar fora do tom e dar risadas se alguém corrige.
Ser criança é ser capaz de perdoar e anestesiar a dor com uma dose de sabedoria genuína e peculiar.
Ser criança é andar confiante por caminhos difíceis e desconhecidos na ânsia de desvendar mistérios.
Ser criança é acreditar que tudo é possível.
Ser criança é gostar da brincadeira, do sonho, do impossível.
Criança é saber nada e poder tudo.
Ser criança é detestar relógios e compromissos.
É ter pouca paciência e muita pressa.
E ser criança é, também, ser o adulto que nunca esqueceu da criança que foi um dia."
E neste mundo, a escola CAIC juntamente com seus professores procuram se encontrar e estar com as CRIANÇAS.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Agenda 21

A Agenda 21 é um dos reflexos da Conferência Eco-92 (Conferência das Nações Unidas para Meio Ambiente e o Desenvolvimento) que aconteceu em 1992, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. A finalidade de tal evento era discutir ações que pudessem aliar desenvolvimento socioeconômico e preservação ambiental.

Cabe a cada país a responsabilidade de elaboração de sua Agenda 21. A mesma consiste em um documento pelo qual cada país deve ter o compromisso acerca dos problemas socioambientais existentes no mundo; partindo das problemáticas particulares ou regionais até as gerais ou globais.

A Agenda 21 tem como objetivo elucidar acerca de uma nova perspectiva de desenvolvimento, disponibilizando uma inédita concepção para a sociedade industrial; além de estabelecer um conceito inovador em relação ao modelo de desenvolvimento instaurado atualmente. O documento prevê também que o desenvolvimento socioeconômico dos países deve estar firmado na qualidade, e não somente na quantidade, ou seja, considerando a preservação humana e da natureza.

O que se busca a partir da Agenda 21 é a implantação global de um modelo de desenvolvimento sustentável, tentando aliar preservação ambiental, questões sociais e crescimento econômico. A conciliação desses itens não é tarefa fácil, especialmente nas sociedades capitalistas que visam apenas o lucro.

Diante do significado e dos objetivos propostos pela Agenda 21, nota-se que sua implantação efetiva parece estar distante, tendo em vista que os resultados ainda são modestos ou imperceptíveis.

Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola


E você, o que sabe e/ou pensa sobre isto?

PLANEJAR

Embora planejar e desenvolver atividades já sejam uma rotina em nosso cotidiano de educadores, esses encontros são muito significativos e podem dar o tom, definir o trabalho de uma equipe durante todo um período.
Por isso, como em toda implementação de planos, em qualquer que seja a área, faz-se necessário sensibilizar os educadores da escola para que todos se sintam construtores das propostas. Uma afinação da equipe.
Uma sugestão, como abertura dessas reuniões, é a revisão e a discussão de alguns conceitos que já pertencem ao contexto de nossa rotina, por exemplo: participação, planejamento, plano, projeto, programa. O objetivo é que, por meio dessa reflexão, se consiga uma compreensão mais ampla dessas idéias e se possam estabelecer relações entre elas e sua aplicação nos dias de hoje.
Este é um bom caminho para se chegar a mudanças efetivas de algumas concepções e práticas pedagógicas. Mudanças tão necessárias e urgentes, especialmente se considerarmos que as modernas tecnologias de informação trazem novas e inúmeras possibilidades para alunos e professores, além de suscitar uma série de questionamentos que não podemos deixar de considerar nesse período de planejamento. Exemplos:
  • Como e quanto o uso da Internet ajudará o aluno a aprender?
  • Quanto seu aluno já sabe sobre o uso dos computadores?
  • Há professores em sua escola que usam efetivamente essa tecnologia com os alunos?
  • O que seus alunos já aprenderam nas aulas no laboratório de informática com outros professores?
  • De que recursos a escola dispõe? Scanner, câmera digital, softwares, tv, projetor?
  • Você sabe usar esses recursos? Há algum assistente para auxiliá-lo?
  • Há máquinas para todos? De que tipo é o acesso à Internet? Discado, banda larga?
  • Que normas regem o uso dos computadores na escola?
  • Como e com quem a sala é reservada?
  • Quem passa para o aluno essas regras, o agendamento, a proposta? Você ou o responsável pelo laboratório de informática?
  • Qual o procedimento ao final de um período de uso da sala e no início de outro?

    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

CAIC


Carnaval - Professores


A semana pedagógica foi dinâmica, interativa, cheia de conhecimentos, organização em equipe e apresentação dos professores que já fazem parte ou estão iniciando na escola CAIC de Russas. E para concluir a semana pedagógica em clima de carnaval , apresentamos a todos vocês educadores este vídeo com fotos em destaque da Semana Pedagógica. Sejam todos bem-vindos neste novo ano!

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Para refletir





Momento de Reflexão

Pensem... Numa aula de Filosofia, o Professor queria demonstrar um conceito aos seus alunos. Para tanto, ele pegou um vaso de boca larga e dentro colocou, primeiramente, algumas pedras grandes.

- Então, perguntou à classe: - Está cheio? Pelo que viam, o vaso estava repleto, por isso, os alunos, unanimemente responderam : - Sim!

O professor então pegou um balde de pedregulhos e virou dentro do vaso. Os pequenos pedregulhos se alojaram nos espaços entre as pedras grandes. Então ele perguntou aos alunos : - E agora, está cheio? Desta vez, alguns estavam hesitantes, mas a maioria respondeu : - Sim !

Continuando, o professor levantou uma lata de areia e começou a derramar a areia dentro do vaso. A areia preencheu os espaços entre as pedras e pedregulhos.

E, pela terceira vez, o professor perguntou : - Então, está cheio? Agora, a maioria dos alunos estava receosa, mas, novamente muitos responderam : - Sim !

Finalmente, o professor pegou um jarro com água e despejou o líquido dentro do vaso. A água encharcou e saturou a areia. Neste ponto, o professor perguntou para a classe : - Qual o objetivo desta demonstração? Um jovem e “brilhante” aluno levantou a mão e respondeu :

- Não importa quanto a “agenda” da vida de alguém esteja cheia, ele sempre conseguirá espremer “dentro” , mais coisas! Não exatamente! Respondeu o professor.

– O ponto é o seguinte : A menos que você, em primeiro lugar, coloque as pedras grandes dentro do vaso, nunca mais conseguirá colocá-las lá dentro.

Vamos ! Experimente ! – Disse o professor ao aluno, entregando-lhe outro vaso igual ao primeiro, com a mesma quantidade de pedras grandes, de pedregulhos, de areia e de água.

O aluno, começou a experiência, colocando a água, depois a areia, depois os pedregulhos e por último, tentou colocar as pedras grandes. Verificou, surpreso, que elas não couberam no vaso. Ele já estava repleto com as coisas menores. Então, o professor explicou para o rapaz :

- As pedras grandes são as coisas realmente importantes de sua vida: seu crescimento pessoal e espiritual. Quando você dá prioridade a isso e mantém-se “aberto” para o novo, as demais coisas se ajustarão por si só: seus relacionamentos (família, amigos), suas obrigações (profissão, afazeres), seus bens e direitos materiais e todas as demais coisas menores que completam a vida.

Mas, se você preencher sua vida somente com as coisas pequenas, então aquelas que são realmente importantes, nunca terão espaço em sua vida. Recomece. É uma boa sugestão. Esvazie seus vasos (mental, emocional) e comece a preenchê-los com as pedras grandes.

Ainda há tempo! Ainda é tempo!

A Lei da Semeadura

Estou sempre observando a natureza para dela tirar exemplos de como podemos guiar nossas vidas para sermos felizes. Observe uma macieira. Pode haver mais de 500 maçãs numa única árvore e cada maçã por volta de 10 sementes. São muitas sementes, não? Para que tantas sementes?
A natureza está nos ensinando alguma coisa aqui. Ela parece estar estar nos dizendo: "A maioria das sementes se perde. Portanto, se você realmente quer que alguma coisa aconteça, é melhor tentar mais de uma vez."
E podemos traduzir isso em nossas vidas assim:
- Você irá passar por várias entrevistas antes para conseguir um emprego.
- Você irá entrevistar umas 40 pessoas antes de encontrar um bom funcionário.
- Você irá falar com umas 50 pessoas antes de vender sua casa, seu carro ou uma idéia ...
- E talvez precise conhecer umas 100 pessoas antes de encontrar um amigo especial.
Raramente nos decepcionamos na vida, ou com a Vida, quando entendemos a Lei da Semeadura. E também deixamos de nos sentir e agir como vítimas!
Somente precisamos entender e trabalhar com as leis da natureza para que possamos viver melhor.
Portanto, lembre-se:
As pessoas de sucesso falham com maior frequência. Mas sempre atingem o sucesso porque plantam mais sementes.

 

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Sugestões de dinâmicas

1) ÁRVORE DOS SONHOS 

Representar uma árvore no papel pardo ou cartolina; afixá-la no painel ou parede. Em cima da árvore, escrever uma pergunta relacionada com o assunto (pode ser sobre questões ambientais, regras de convivência, o ambiente escolar etc) que será tratado durante o bimestre, trimestre... Ex.: Como gostaríamos que fosse...?

Cada criança receberá uma "folha da árvore" para escrever seu sonho, o sonho é o que a criança espera que "aconteça de melhor" para o assunto em questão. Depois, pedir para cada criança colocar sua folha na árvore dos sonhos.

Obs: Esta atividade poderá ser retomada durante o período que for trabalhado o assunto, ou ao final do período para que haja uma reflexão sobre o que eles queriam e o que conseguiram alcançar.

2) DA CONFUSÃO À ORDEM

Estas atividades são ideais para que a criança perceba a necessidade da organização para o bom desempenho das atividades. O professor pode, a partir da fala das crianças, levantar algumas regras para a organização em sala de aula.

Pedir para que as crianças, todas ao mesmo tempo, cantarem uma música para o seu companheiro do lado (esta atividade gerará um caos); depois pedir a um aluno que cante a música dela para a classe. As crianças perceberão como o caos é desagradável e como a ordem tem um sentido.

O professor poderá levantar com as crianças outras situações vividas onde a organização é essencial.

3) O LAGO DE LEITE


(Despertar no aluno o prazer do trabalho em conjunto e a importância da ação individual na contribuição com o todo.O professor poderá falar um pouco sobre o trabalho na série, para que as crianças entendam a importância do envolvimento de todos para a realização do mesmo).

Em um certo lugar no Oriente, um rei resolveu criar um lago diferente para as pessoas do seu povoado. Ele quis criar um lago de leite, então pediu para que cada um dos residentes do local levassem apenas 1 copo de leite; com a cooperação de todos, o lago seria preenchido. O rei muito entusiasmado esperou até a manhã seguinte para ver o seu lago de leite. Mas, tal foi sua surpresa no outro dia, quando viu o lago cheio de água e não de leite. Em seguida, o rei consultou o seu conselheiro que o informou que as pessoas do povoado tiveram o mesmo pensamento: "No meio de tantos copos de leite se só o meu for de água ninguém vai notar..."

Questionar com as crianças: Que valor faltou para que a idéia do rei se completasse? Após a discussão é interessante que os alunos construam algo juntos, como por exemplo: o painel da sala. A sala pode ser decorada com um recorte que, depois de picotado, forma várias pessoas de mãos dadas, como uma corrente.

4) O QUE VEJO E O QUE SINTO

Objetivo: Provocar no aluno a reflexão sobre o estado de espírito dos outros por meio de hipóteses. Pensar sobre como alguém se sente é pressuposto para ações generosas.

Aplicação: Selecione em jornais e revistas, fotos de situações opostas - pessoas em um parque e em lixão, por exemplo. Prefira as que não mostrem o rosto. Peça para os alunos analisarem e descreverem o que estão vendo e pergunte como acham que essas pessoas estão se sentindo.
OBS.: Você também pode postar suas sugestões...compartilhe conosco :)

5) Dinâmicas engraçadas para Classe - Sorriso milionário

O principal objetivo dessa dinamica engraçada para sala de aula é propiciar a descontração e integração o grupo de alunos de uma forma divertida.
Materiais: Pequenas bolinhas de papel amassado (5 para cada aluno da classe).
Procedimento: Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida.
Cada bolinha vale R$ 1.000,00.
O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira.
Dado o sinal os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente, olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir.
Quem sorrir primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu.
Vence quem terminar a brincadeira com mais "dinheiro", que será o milionário.

Tempo de aplicação: 30 minutos
Número máximo de pessoas: 40
Número mínimo de pessoas: 2

6) Mãe da Rua

Faixa etária Acima de 4 anos
Local Praça, Parque, Salão de Festas, Condomínio
Estimular Atenção, Equilíbrio, Velocidade, Coordenação motora, Agilidade
Participantes 8+

Como brincar

Escolha um dos participantes para ser a mãe da rua. Com um giz, desenhe duas riscas paralelas com uma distância de cerca de dois metros entre elas. O lado de dentro das riscas será a rua e o lado de fora, as calçadas. Cada time ficará em uma das calçadas.

O objetivo é atravessar para o outro lado sem ser apanhado pela mãe da rua. Vence a equipe que ficar com maior número de jogadores. Você pode criar dificuldades para os jogadores atravessarem a rua, como atravessar pulando em um pés.

7) Conhecimento aluno e professor (Pode ser utilizado para educação especial)
Objetivo: Confiança e respeito.
Trabalha: Afetividade e carinho.
Os professores formam um circulo no qual o aluno é um boneco de pano, esse boneco cai de um lado para o outro, nos braços dos dois professores.
obs: Nunca Usar o termo: João bobo ou qualquer referencia que possa gerar conflito e ser motivo de "piada" entre os alunos.O educador fisico é o único que vai participar em todas as séries desde o jardim até o ensino médio,portanto a responsabilidade dele é muito importante, ele vai poder reforçar valores já estabelecidos na familia ou dar uma visão mais clara deles para o individuo em formação.Dizer não ao bullyn é um valor importante para o estudante e educador,principalmente na inclusão de crianças especiais , elas já sofrem por si mesmas um preconceito da sociedade, e elas tem necessidade de serem amadas, aceitas e respeitadas em toda sua plenitude.
E de um a um completa-se a brincadeira.