Embora planejar e desenvolver atividades já sejam
uma rotina em nosso cotidiano de educadores, esses encontros são muito
significativos e podem dar o tom, definir o trabalho de uma equipe
durante todo um período.
Por isso, como em toda implementação de planos, em
qualquer que seja a área, faz-se necessário sensibilizar os educadores
da escola para que todos se sintam construtores das propostas. Uma
afinação da equipe.
Uma sugestão, como abertura dessas reuniões, é a
revisão e a discussão de alguns conceitos que já pertencem ao contexto
de nossa rotina, por exemplo: participação, planejamento, plano, projeto, programa.
O objetivo é que, por meio dessa reflexão, se consiga uma compreensão
mais ampla dessas idéias e se possam estabelecer relações entre elas e
sua aplicação nos dias de hoje.
Este é um bom caminho para se chegar a mudanças
efetivas de algumas concepções e práticas pedagógicas. Mudanças tão
necessárias e urgentes, especialmente se considerarmos que as modernas
tecnologias de informação trazem novas e inúmeras possibilidades para
alunos e professores, além de suscitar uma série de questionamentos que
não podemos deixar de considerar nesse período de planejamento.
Exemplos:
-
Como e quanto o uso da Internet ajudará o aluno a aprender?
-
Quanto seu aluno já sabe sobre o uso dos computadores?
-
Há professores em sua escola que usam efetivamente essa tecnologia com os alunos?
-
O que seus alunos já aprenderam nas aulas no laboratório de informática com outros professores?
-
De que recursos a escola dispõe? Scanner, câmera digital, softwares, tv, projetor?
-
Você sabe usar esses recursos? Há algum assistente para auxiliá-lo?
-
Há máquinas para todos? De que tipo é o acesso à Internet? Discado, banda larga?
-
Que normas regem o uso dos computadores na escola?
-
Como e com quem a sala é reservada?
-
Quem passa para o aluno essas regras, o agendamento, a proposta? Você ou o responsável pelo laboratório de informática?
-
Qual o procedimento ao final de um período de uso da sala e no início de outro?
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=84
Nenhum comentário:
Postar um comentário